12 perguntas frequentes sobre emprego e entrevista


12 perguntas frequentes sobre emprego e entrevista

Cada entrevista de emprego é diferente, no entanto, há uma série de perguntas frequentes sobre emprego e entrevista que os candidatos precisam esclarecer para ter sucesso.

Essas são perguntas simples, mas que podem fazer a diferença na hora de você ser escolhido ou não para uma vaga.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as perguntas frequentes sobre emprego, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Dúvidas sobre emprego

O que é emprego e o seu significado?

Como trabalho, denominamos o conjunto de atividades que são realizadas com o objetivo de atingir uma meta, resolver um problema ou produzir bens e serviços para atender às necessidades humanas.

Leia também:

Graças ao trabalho, o ser humano começa a conquistar seu próprio espaço, assim como o respeito e a consideração dos outros, o que também contribui para sua autoestima, satisfação pessoal e realização profissional, sem contar a contribuição que faz à sociedade.

O que é emprego formal?

Os trabalhos formais possibilitam aos funcionários terem acesso a direitos básicos, tais como serviços médicos, crédito de habitação ou poupança para a aposentadoria.

Em outras palavras, a formalidade apoia o trabalhador para que ele tenha acesso a serviços médicos, seguro para acidentes e riscos de trabalho, invalidez e vida. Além da possibilidade de acumular e gerar poupança para a sua aposentadoria.

Leia também:

O que é emprego informal?

O emprego informal, como o próprio nome indica, é o contrário do emprego formal. Aqui, os empregados não têm acesso aos direitos básicos, como por exemplo, direito a aposentadoria. 

Ou seja, trabalham, mas não há registro na carteira de trabalho.

Dúvidas sobre procurar emprego

Como procurar emprego?

Para qualquer pessoa, estar desempregado transforma-se num problema que afeta todas as áreas da sua vida.

Por isso, saber procurar emprego é fundamental. Aqui estão algumas dicas rápidas que podem ajudar:

  • Faça uma lista das empresas onde gostaria de trabalhar e ordene-as por interesse. Pense onde você gostaria de se desenvolver como profissional, quais são os pontos fracos e fortes de cada empresa, e faça o seu próprio top 10.

  • Crie o seu perfil nas redes sociais. Recomendamos o LinkedIn como uma opção profissional, pois é a mais adequada para o que você pretende neste momento. 

  • Seja proativo e contacte as empresas para comunicar o seu interesse em trabalhar com elas. Algumas nem responderão ao seu pedido, mas não desanime.

Como conseguir um emprego rápido?

Nunca é demais lembrar que quando se trata de como conseguir um emprego rápido, nosso currículo é a principal ferramenta com a qual contamos quando chega a hora de uma entrevista. 

Leia também:

Portanto, é importante que o mesmo esteja bem atualizado e adaptado para a função para que ele possa dar a ideia mais precisa do nosso perfil de trabalho.

Além disso, as redes sociais são excelentes plataformas para ensinar ao mundo todos os nossos talentos.

Tanto no LinkedIn como no próprio Facebook, você pode encontrar uma grande variedade de usuários e comunidades inteiras cuja prioridade é publicar ofertas de emprego e fornecer conselhos muito úteis sobre como encontrar emprego no mercado de trabalho de hoje.

Como enviar e-mail para vaga de emprego?

Se você já tiver o seu currículo e a sua carta de apresentação prontos, o e-mail será apenas mais um passo a cumprir. Mas você deve saber que existem maneiras mais eficientes de enviar seu currículo por e-mail do que outras.

Aqui está um passo a passo simples, mas eficaz para ter sucesso:

  • Use um assunto claro e direto.

  • Dirija-o pessoalmente ao recrutador.

  • Explique quem você é e o motivo do seu e-mail.

  • Exponha as razões pelas quais você é ideal para o trabalho.

  • Deixe claro que você está disponível para uma entrevista.

  • Assine o e-mail com os seus dados de contato.

  • Anexe o seu currículo e a sua carta de apresentação.

Dúvidas sobre entrevista de emprego

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Ser entrevistado para uma vaga gera medos e incertezas, pois é o momento em que o recrutador avalia o seu potencial para fazer parte de sua empresa. Portanto, estar bem preparado é fundamental.

A seguir, estão algumas dicas que podem ser úteis para você:

  • Conheça tudo o que puder sobre a empresa

  • Revise sua experiência e sua formação

  • Leve o currículo e conheça-o perfeitamente

  • Faça uma relação dos seus pontos fracos e prepare argumentos para defendê-los

  • Faça uma relação dos seus pontos fortes e prepare argumentos que os confirmem

  • Verifique a sua aparência

  • Seja pontual (esteja lá 5 minutos antes)

O que falar em uma entrevista de emprego?

Quando o entrevistador lhe perguntar algo, você deve responder de forma clara e concisa. No entanto, não se limite a responder com monossílabas, pois você parecerá pouco interessado ou inseguro.

Leia também:

Deixe claro que leu atentamente a oferta de emprego e que tem a certeza de ter o perfil certo. Para isso, consulte a descrição do cargo, funções e requisitos. 

Da mesma forma, aproveite a oportunidade para mencionar qualquer informação sobre a empresa que você possa ter investigado. Isso mostra que você teve a iniciativa e o interesse em aprender sobre a empresa.

O que não falar em uma entrevista de emprego?

Os nervos e o desejo de causar uma boa impressão podem fazer você cair em frases feitas que são pouco credíveis. Tenha em mente que os recrutadores conhecem as dicas de entrevista e estão entediados de ouvir sempre as mesmas respostas.

Por isso, antes da entrevista, crie suas próprias respostas para as possíveis perguntas do recrutador e fale-as em voz alta. Dessa forma, você conseguirá saber se essa frase deve ser dita ou não.

Como se comportar numa entrevista de emprego?

Existe uma série de dicas que você pode colocar em prática para ter sucesso na hora da sua entrevista. As principais são:

  • Chegue a tempo ou alguns minutos antes

  • Espere que o recrutador lhe ofereça uma cadeira antes de se sentar. Sente-se ereto e olhe para a frente, mostrando interesse em todos os momentos.

  • Tente ser o mais carismático possível. É muito importante que você demonstre suas habilidades interpessoais durante a entrevista.

  • Ouça e tente ser um bom conversador.

  • Sorria.

  • Olhe para o seu entrevistador nos olhos.

O que levar para entrevista de emprego?

Uma entrevista de emprego envolve muitos fatores que podem causar uma boa ou má impressão na pessoa encarregada de realizá-la: uma roupa adequada, uma boa atitude e pontualidade são essenciais.

Mas não menos importante é a quantidade e qualidade da informação que você pode fornecer ao seu entrevistador sobre sua trajetória profissional e suas qualidades como trabalhador. 

Por isso, deixamos uma lista do que você deve levar para entrevista de emprego:

  • Seu currículo 

  • Cópias dos seus diplomas e certificados de formação

  • Cartas de recomendação

  • Portfólio com amostras dos seus trabalhos

  • Documento de identificação

O que não levar para entrevista de emprego?

De fato, não é necessário levar mais nada para a entrevista de emprego. Leve apenas o essencial para mostrar ao recrutador que você é o candidato certo para a vaga.

Conclusão

Uma entrevista de emprego é um daqueles procedimentos que muitas vezes nos podem fazer sentir desconfortáveis.

Contudo, se preparar corretamente, é um dos passos fundamentais para ter sucesso.

Publicação criada em 03 de Outubro de 2022, publicada na categoria: emprego.