Como fazer um currículo incrível e de qualidade de forma prática


Como fazer um currículo incrível e de qualidade de forma prática

Seu currículo deve apresentar de forma clara, concisa e estratégica suas qualificações para atrair um bom empregador que certamente irá se interessar em conhecê-lo ao perceber um currículo bem apresentado.

Ele deve transmitir suas habilidades, experiência de trabalho e outros detalhes que iremos mencionar ao longo deste artigo. 

De forma geral, nós podemos dizer que o currículo é usado para descrever o que você pode realizar profissionalmente de uma maneira que também ilustra o que você pode fazer pela empresa que está fazendo seleção para contratação.

As oportunidades de trabalho podem surgir inesperadamente quando você faz uma excelente apresentação. Um currículo de qualidade atualizado é a chave para uma busca de emprego bem-sucedida em tempos de redes sociais onde tudo é muito rápido. 

Normalmente, os empregadores no Brasil usam currículos durante todo o processo de contratação para saber mais sobre os candidatos e se eles podem ser adequados. Por isso meus amigos e amigas, seu currículo deve ser fácil de ler, deve resumir muito bem todas as suas realizações e habilidades e destacar a experiência mais relevante de sua vida.

Tópicos importantes na estruturação do seu currículo de qualidade.

Nós iremos falar com mais detalhes todos esses tópicos que listamos a seguir e  você deve ter uma atenção redobrada. 

  • Procure manter seu currículo claro e conciso. 

  • Revise seu currículo várias vezes antes de enviar.

  • Obrigatório: limite o seu currículo a duas páginas.

  • Tente adaptar o seu currículo ao cargo para o qual está se candidatando. 

  • É importante destacar o que você realizou.

  • Minta em seu currículo (explicaremos este tópico).

  • Quantifique suas conquistas de forma clara. 

  • Use palavras objetivas e verbos de ação.

  • Erros de Português, evite ao máximo. 

O melhor lugar para começar a se preparar para escrever um currículo é ler atentamente os anúncios de emprego que lhe interessam e não enviar um currículo se você realmente não estiver de acordo com aquelas qualificações. Veja bem, ao se candidatar a diferentes empregos, você deve estudar cada descrição de trabalho em busca de palavras-chave que mostrem o que o empregador está procurando em um candidato ideal. Inclua essas palavras-chave em seu currículo quando achar necessário.

Note só este exemplo prático:

Se você está se candidatando a um emprego como atendente de recepção de hotel, um empregador pode listar palavras-chave como "turismo", "fluência em Inglês", "carisma" ou "comunicação e agilidade" na descrição do trabalho. Preste atenção especial a qualquer coisa listada nas seções denominadas “Requisitos” ou “Qualificações”. Seja honesto e certifique-se de que você possui as habilidades que os empregadores procuram, pode adicionar esses mesmos termos ao seu currículo nas seções de experiência ou habilidades.

Ao começar a elaborar seu currículo, você pode estudar exemplos de currículos do seu setor para obter inspiração e melhores práticas. Embora existam muitas maneiras de usar amostras de currículo, existem três principais conclusões que você deve procurar:

Faça um currículo bem breve. 

Em tempos de Facebook, Google, Instagram, Tik Tok, as empresas certamente irão procurar seus perfis nas redes antes de chamá-lo.

Incluir números e listas sobre premiações, será bastante importante. Você também pode notar que muitas vezes há métricas incluídas na seção de experiência de amostras de currículo. Isso ocorre porque os empregadores são altamente responsivos ao valor comprovado mensurável. 

De modo geral, sabemos que os números permitem que eles entendam melhor o valor que você pode trazer para a posição. 

Confira a seguir alguns cuidados que você terá na estruturação de sua apresentação. 

Coisas para não colocar no currículo

  • Muita informação.

  • Textos sem objetividade.

  • Erros de concordância verbal e nominal.

  • Imprecisões sobre suas qualificações ou experiência.

  • Informações pessoais desnecessárias, exemplo: “gosto de chocolate”. Mesmo que seja vaga para uma empresa que fabrica chocolates.

  • Sua idade.

  • Comentários negativos sobre um ex-empregador.

  • Detalhes sobre seus hobbies e interesses.

  • Exagerando a verdade.

  • Formatação ruim. 

  • Um perfil pessoal sem originalidade.

  • Não focar em suas conquistas.

  • Tornar seu currículo muito longo.

  • Colocando as informações de contato erradas.

  • Colocar perfumes no currículo. Não faça isso.

Um tópico que nós gostaríamos de destacar aqui para vocês é quando falamos: “minta no currículo”. Normalmente as recomendações são para você super sincero e honesto em uma entrevista, não é mesmo?

Mas cá entre nós, você não precisa revelar tudo sobre si, porque nenhuma empresa de fato diz a verdade sobre como de fato funciona a empresa. Por esse motivo, muitas pessoas acabam ficando insatisfeitas em pouco tempo quando iniciam um trabalho novo. 

Portanto, quando te perguntarem para você: “como é sua relação com sua família? Responda algo do tipo: "Nós temos conflitos corriqueiros, como toda família, mas não é nada demais, somos bem unidos até...Minha sogra, ou meu sogro (escolha) me trata como filho(a)... Ou se você não for casado ou casa, e mora só, diga que gosta de morar em pequenos espaços sozinho, para poder se organizar melhor....

A famosa pergunta: você lida bem com a cobrança? Responda: 

"A vida nos obriga diariamente a lidar com as cobranças do dia a dia, no trânsito, nos aborrecimentos do dia a dia, então, lidar com mais uma cobrança no trabalho, só será uma questão a mais. Sim, eu não levo para o lado pessoal qualquer tipo de exigência dos meus superiores, afinal, fui contrato para prestar serviços à empresa e não para viver em contestação com o que me é sugerido a fazer”

Gostaram das sugestões? Então compartilhe essa matéria.

Publicação criada em 24 de Agosto de 2022, publicada na categoria: currículo.