Essa pergunta de RH 90% das pessoas erra em uma entrevista de emprego


Essa pergunta de RH 90% das pessoas erra em uma entrevista de emprego

Quem nunca passou por aquele momento de nervosismo em uma entrevista de emprego e justamente naquela oportunidade de trabalho que você tanto precisava? Pois bem meus leitores, nós preparamos um artigo mais que completo sobre tudo o que rola nos processos de recrutamento e claro, você saberá sobre qual é a pergunta que milhares de pessoas erram e não conseguem a tão sonhada oportunidade de trabalho.  

Como sempre abordamos nos artigos por aqui, o conteúdo de nosso site não é somente sobre vagas de emprego, nós também compartilhamos com vocês aqui diversas informações preciosas sobre tudo que envolve este setor e de como você pode se preparar muito bem para conseguir fazer uma entrevista de emprego sem nenhum nervosismo aparente e mais do que isso: impressionar o seu entrevistador. Guarde esta palavra, mais a frente ela será muito útil para responder o título deste artigo. 

Quando falamos em Recursos Humanos, nós estamos falamos sobre pessoas que estudaram tecnicamente para saber quando você está MENTINDO ou falando a verdade. E aqui já vai o primeiro ouro deste artigo que você levará para sua vida:

Você sabia disso?

Seus gestos, olhar, postura, tonalidade da voz, forma como você coloca suas mãos na cadeira, como bebe água, como se levanta, enfim: tudo o que você faz revela algo sobre quem você é, e mais: podem revelar qualidades e defeitos sem você sequer abrir a boca. 

Leia também:

Se já sabia, parabéns, você está antenado ou antenada naquilo que o setor de recursos humanos utiliza muito em uma entrevista de emprego: linguagem corporal. E quando você fala, você entrega muito de quem você é a menos, que você esteja tão bem-preparado que queira revelar para o entrevistado, apenas aquilo que ele quer saber.  E aqui começa o jogo de preparação que nós queremos fazer com você, até chega a pergunta mais difícil de responder nas entrevistas de emprego.

Mas antes, anote isso se você não quer ser reprovado em um processo seletivo para vaga de qualquer natureza: 

Perguntas comuns em uma entrevista de emprego e como respondê-las.

Fale-me sobre você.

Parece muito simples, não é mesmo? Mas você sabia que existem várias pesquisas que mostram que os brasileiros têm muita dificuldade de falar sobre si mesmo em uma perspectiva positiva?

Leia também:

Quais são seus planos a longo prazo.

Essa pergunta é estratégica, na verdade, o que eles querem saber aqui é se você pretende desenvolver-se na empresa ou se você só quer esse emprego porque está desesperado para trabalhar. De modo geral, as empresas reprovam candidatos que apenas procura um tapa buraco pra dívidas.

Como você ficou sabendo dessa posição?

Nesta pergunta, eles querem saber se você conhece realmente a empresa ou se viu o primeiro anúncio, leu na orelhada e simplesmente enviou o seu currículo sem ter a mínima noção dos valores da empresa. E pasmem, a esmagadora maioria não faz pesquisa da empresa. Apenas pega o endereço para envio do currículo e fica esperando para ser chamado. Não seja essa pessoa.

Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Neste questionamento eles querem sua sinceridade e nossa dica é: estude sobre a empresa se for uma empresa famosa do tipo: Coca Cola, Embratel, Globo, SBT, Folha de São Paulo, o que não faltará é material pra você estudar, se não for uma empresa muito conhecida, pesquisa no site da própria empresa o que ela fornece sobre ela mesma.

Por que você quer este trabalho?

Jamais responda: porque estou desempregado. Não seja rude. Use colocações do tipo: porque de acordo com as informações que vocês fornecem no site “x” esta é uma empresa que oferece oportunidade de crescimento e eu quero crescer junto com a empresa.

O que você pode trazer para a empresa?

Aqui, eles querem saber suas qualidades. Fale-as sem medo.

Quais são seus maiores pontos fortes?

Esta pergunta, por mais que pareça com a anterior e de fato é, mas o que o RH quer saber com uma pergunta recorrente é o quanto você confia no que você diz aos outros sobre você mesmo. Quem sabe seu nível de amor-próprio.

Leia também:

Fale dos seus pontos fracos, quais são? Queremos saber.

Aqui nós chegamos perto da pergunta que 90% das pessoas erram. E não estamos exagerando. O ocidente foi educado para pensar sempre no negativo. Nossos pais infelizmente nos ensinam o que aprenderam e repetem apenas. Essa cultura de olhar para si no negativo é uma herança de um povo brasileiro que cresceu no conflito e no desgaste social. As pessoas não têm o hábito de ressaltar suas qualidades e quando pendem pra falar dos defeitos e pontos fracos, elas ressaltam com muito mais facilidade do que dos pontos fortes, que muitas vezes elas não têm confiança. 

Portanto, fale dos pontos que necessitam de ajustes, mas não dê ênfase. Exemplo: “eu me irrito muito quando mentem pra mim, ou quando as pessoas pensam que eu sou trouxa, nesses momentos eu posso ser um pouco explosivo(a), pois odeio mentira.” Mas no geral, eu sou uma pessoa de emoção equilibrada. Ressalte isso, por favor!

Por que devemos contratá-lo?

  • Esta é a pergunta mais desconcertante segundo vários portais de recrutamento que nos fornecem vagas de emprego. Caros leitores, jamais responda o seguinte:

  • Porque eu sou melhor do que os outros.

  • Porque eu sou bonita.

  • Porque eu moro perto do emprego e já trabalhei em empregos similares anteriormente.

  • Porque eu vou dar o meu melhor. 

  • Porque eu preencho todos os requisitos que vocês pedem.

Amigos (a) leitores, o que o Rh quer saber aqui é novamente seu nível de CONFIANÇA EM SI MESMO. Querem ouvir você ressaltar suas qualidades, pontualidade, capacidade técnica, brilhantismo, simpatia, transparência, desejos e anseios, eles querem ver você no seu nível mais próximo de confiabilidade que você pode transmitir. 

Confira nossa dica para você enviar seu currículo agora

Para as melhores oportunidades de emprego nós indicamos o Vagas Disponíveis. Melhor portal! Você encontrará um banco de dados muito interessante que vai ajudar muito em sua busca por emprego. 

O Trabalha Brasil, que é um portal bem conhecido, vai te ajudar muito em seu processo de busca por oportunidades nas mais variadas empresas pelo país.

Para regiões específicas:

Leia também:

Se você morar nas em Goiânia e Região e está procurando uma oportunidade de Serviços Gerais, indicamos a empresa:

Confira aqui o perfil oficial da empresa no instagram. Laselvarh e Agirdhconsultoria.

Se você mora em outras regiões, confira os links abaixo.

Formiga, MG e região:

https://www.instagram.com/ibemrecrutamentoselecao/

Marília, SP e região:

https://www.instagram.com/mariliarhss

Mato Grosso e região:

https://www.instagram.com/inovantrh

Salvador e região:

https://www.instagram.com/bonellirecursoshumanos

Adendos, informação útil para você leitor.

Prepare o seu currículo de maneira poderosa lendo este artigo, nele você vai encontrar as dicas mais valiosas de como estruturar o seu currículo de acordo com os principais requisitos das vagas disponíveis ou melhor dizendo, conforme os anúncios de emprego. 

Agradecemos muito por ter lido até aqui, fique sempre de olho nas nossas postagens e nas vagas que publicamos aqui diariamente.

Publicação criada em 31 de Agosto de 2022, publicada na categoria: emprego.